sexta-feira, 5 de junho de 2009

A internet e o novo espaço público

A internet pode ser considerada nos dias de hoje como a grande inovação do século passado, principalmente com a sociedade influenciada por ela. E sua maior parte de influência foi, sem dúvida, a comunicação de um modo geral; e de um modo específico, o “espaço público” de um povo.
Essa tecnologia de informação fez com que o espaço público de antes em períodos históricos remotos tornasse diferente. É como se a internet fosse se tornando um espaço de consciência, um novo espaço para se fazer cultura, criando uma nova subjetividade para ações velhas. O que antes era em praça pública, como na Idade Média, discussões de temas diversos como política e religião, como exemplos, passam a ser discutidos neste novo meio de comunicação: a internet.
Historicamente, a Revolução Industrial ocorrida há mais de 100 anos trouxe mudanças de modelos, desde as relações de emprego até as comerciais e os meios de produção. Assim, a eletrônica e conseqüentemente a internet surgem como avanços da Revolução Industrial. E esses novos paradigmas fazem com que o espaço público torne-se diferente. Faz com que a praça usada em outrora seja agora os chats, em exemplo.
Vale ressaltar também que a internet adquire dois caracteres: aparenta ser pública pois suas informações e discussões estão sempre presentes; por outro lado não é tão pública, visto que ela não é acessível ainda para grande maioria, e quanto menos pessoas têm acesso às informações, menos pública ela é.
Entretanto, essa desculpa já é ultrapassada. Temos como parâmetros os livros e os jornais, mesmo com certo número de analfabetos, nem por isso dizem que esses dois meios são democráticos. E isso não é novo, quando você ouve a seguinte frase: “mais informações procure o seguinte site, a seguinte bibliografia” você acaba excluindo quem não tem acesso à internet, que não pode comprar o livro.
A internet vai construindo um espaço de comunicação para as pessoas que se sentem sozinhas e numa sociedade globalizada você passa a existir nesse meio de comunicação. Você passa a existir em um fórum anônimo, onde se cria uma identidade que não é sua, um personagem virtual. Há quem diga, ainda, que a internet é um espaço de convívio absurdo, porque não se concretiza: não é verbal, oral. Principalmente os chats.
O que sem dúvida a gente não pode deixar de reconhecer é a sua grande capacidade comunicativa. Essa nova tecnologia de comunicação fez com que as pessoas se aproximassem e passassem a discutir mais. Apesar de ser um espaço virtual, às vezes você existe mais do que no mundo real: no imaginário não existe censura.