quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Lagarto mais uma vez é contemplado com o SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO



Por fortalecer políticas públicas municipais que garantem os direitos das crianças e dos adolescentes, o município de Lagarto foi contemplado pela terceira vez – vencendo todas as vezes em que participou - com o Selo Unicef Município Aprovado, uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. A finalidade do prêmio é contribuir para a superação das desigualdades e o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio nas regiões do Semiárido e da Amazônia Legal Brasileira.

A cerimônia de entrega da premiação ocorreu no auditório da Universidade Tiradentes (Unit) – Campus Centro, na manhã desta terça-feira, 11, com a presença, representando Lagarto, do prefeito Valmir Monteiro, da secretária do Desenvolvimento Social, a primeira-dama Andresa Nascimento, do secretário de Educação Cleverton Oliveira, e de servidores e alunos da rede municipal.

Também estiveram presentes demais municípios contemplados pelo prêmio; o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl; o reitor da Unit, professor Jouberto Uchôa; a secretária Executiva do Centro Dom José Brandão de Castro, Elis Gardênia; a secretária de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social de Sergipe, Eliane Aquino; e a coordenadora interina Unicef Salvador Andrea Nery.


De Sergipe foram reconhecidos pela Unicef apenas cinco municípios: além de Lagarto, foram premiados Campo do Brito, Cumbe, Frei Paulo e Itabaiana, que proporcionaram mudanças na vida das crianças e dos adolescentes e uma participação social ampliada, com uma gestão municipal fortalecida.


Esta é a terceira edição no Semiárido Brasileiro, onde 1265 municípios aderiram a iniciativa e 279 conquistaram o Selo Unicef. Em 2012, o selo foi conquistado pelos municípios que melhoraram em pelo menos 18 indicadores num total de 32 indicadores dos Eixos de Impacto Social e Gestão de Políticas Públicas, além de ter pontuado em pelo menos três das atividades de Participação Social.


Valmir Monteiro, que esteve representando os demais prefeitos, apontou as conquistas obtidas no município de Lagarto como a redução considerável da mortalidade infantil superior à média e a relevante cobertura dos alunos da rede municipal no Programa Saúde na Escola. “Entendemos que quando você ocupa um cargo público, deve possuir a consciência de servir, principal para aquelas camadas da sociedade que mais precisam do setor público”, enfatizou.



 “Estamos chegando ao final de mais uma importante data da iniciativa conjunta de mobilização para garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Em “Sergipe foi aceito o desafio de unir forças para garantir uma vida melhor para todos, começando pelas crianças. Depois de planos de ação, capacitação, articulação e compromisso, dizemos que valeu a pena, porque os dados obtidos mostram que a união traz resultados importantes”, informou o representante do Unicef no Brasil, Gary Stahl.


Nenhum comentário:

Postar um comentário